Sistemas

Os benefícios da automação industrial

A automação industrial, nos dias de hoje, já não é um diferencial para as empresas e sim um fator crítico para o sucesso de sua gestão. Veja porque sua empresa deve investir nisso e conheça as soluções que o GHT pode oferecer.

A automação industrial pode ser entendida como a aplicação de tecnologias de software e hardware que visam a otimização dos processos produtivos. Ela permite que dispositivos eletrônicos, softwares e peças sejam interligados e, com isso, haja controle em tempo real de tudo o que acontece, facilitando a descoberta de oportunidades de melhorias e a redução de erros.

Ela também pode ser considerada a substituição de trabalhos manuais por tarefas mecânicas, pois um dos seus objetivos é dar mais autonomia para os equipamentos e máquinas, diminuindo os esforços humanos em uma determinada atividade dentro da operação.

Atualmente, com os avanços tecnológicos, a automação se tornou imprescindível para as indústrias que desejam ter competitividade no mercado. Ela permite melhorar os resultados por meio de processos produtivos mais qualificados e com menores custos.

“Por meio de um processo produtivo automatizado, é possível aumentar a capacidade produtiva; aumentar a segurança do trabalho e evitar acidentes em tarefas com altos riscos de execução; melhorar a disponibilidade de equipamentos industriais; obter maior precisão na execução de atividades operacionais; simplificar processos de manutenção; aumentar a eficiência dos processos; reduzir os custos e aumentar a segurança do trabalho”.

A automação também permite uma tomada de decisões mais assertiva, pois reúne dados importantes e precisos da operação, que dão suporte às análises da gestão.

“Para criar um projeto de automação em sua operação é necessário que você contrate empresas especializadas na área. O GHT tem em sua área de Sistemas equipes que podem colaborar com os projetos dos clientes desde o início até o apoio técnico em campo, desenvolvendo soluções personalizadas conforme a necessidade de cada cliente”, conta Plínio Panza, gerente de Sistemas do GHT.

O GHT Sistemas dispõe de ampla linha de produtos tecnológicos para áreas industriais de mineração, processamento industrial, siderurgia, papel e celulose, portos, ferrovias e usinas. É distribuidor dos principais fabricantes do mercado, como Pepper Fuchs, Vega, SMC, ThermoFischer, Sick, Weber, Seyconel, Danfoss, Digimed, Metroval, Leine & Linde, entre outros.

Entre em contato com os nossos consultores para saber mais sobre as soluções de automação do GHT.

Faça um comentário

Enviar mensagem
Atendimento rápido
Solicite um orçamento agora mesmo!