Tecnologia Embarcada auxilia na manutenção de equipamentos pesados

A gestão de frotas nas empresas pode ser altamente beneficiada pelas tecnologias embarcadas, obtendo redução de custos e aumento de performance. Conheça os produtos disponíveis e os seus benefícios.

Equipamentos pesados possuem tecnologias embarcadas de monitoramento capazes de reunir dados que contribuem para o aumento de sua confiabilidade e disponibilidade. Com esses sistemas, é possível reunir informações ricas sobre a operação e com isso planejar o trabalho da melhor forma, garantindo o aumento da produtividade e também aumentando a segurança.

“Vamos falar aqui das principais tecnologias disponíveis no mercado e dos benefícios de cada uma delas para que você possa entender melhor como elas podem lhe ajudar”, diz Plínio Panza, gerente de Sistemas do GHT.

As Balanças Embarcadas são ideais para a orientação do operador durante o carregamento de caminhões. Com elas, é possível selecionar a capacidade do equipamento e o material a ser carregado e obter a indicação do momento exato de parar a carga. Isso evita sobrecarga do equipamento e perda de produtividade. Além disso, com os dados armazenados, é possível um planejamento assertivo da operação.

O sistema de Monitoramento de Escavação é uma ferramenta para orientação do operador durante as atividades de escavação. Ele possui Sistema Global de Orientação por Satélite (GNSS RTK) e computador embarcado na cabine, capaz de carregar os projetos CAD com informações de cortes e camadas. Com ele, o operador tem orientação gráfica do trabalho a ser executado, possibilitando cortes mais precisos, nivelamento da praça e um trabalho mais fiel ao projeto.

A ferramenta de Monitoramento de Perfuração é usada para a orientação do operador durante o processo de perfuração. O sistema permite carregar o projeto no display embarcado na cabine, permitindo que o operador consiga não só localizar a posição dos furos de forma automática, como também acompanhar o processo de perfuração. Todos os dados desse sistema ficam armazenados para posterior análise.

O Controle de Ângulo e Profundidade de Perfuração é um sistema de perfuração simples para orientação do alinhamento da haste de perfuração ou martelo rompedor. Uma vez orientados os furos podem ser feitos com o ângulo e a profundidade desejada. O sistema substitui técnicas de medição manuais. Como resultado, o processo de perfuração se torna mais rápido, eliminando necessidade de medições manuais e trabalhos corretivos.

Com o sistema de Monitoramento de Nivelamento é possível importar o projeto CAD de manutenção da via, ou até mesmo criar um eixo de acordo com a superfície existente e configurar as inclinações transversais. A partir do projeto embarcado, o sistema pode operar no modo manual, onde o operador é orientado sobre os cortes e aterros que devem ser realizados à medida que a máquina se desloca ou modo automático, onde o operador apenas desloca a máquina, sendo seu movimento automatizado. Com isso, se obtém uma maior precisão na terraplanagem e também armazenar os dados para análises futuras.

O Monitoramento de Pressão e Temperatura de Pneu utiliza sensores acoplados individualmente nas válvulas dos pneus e enviam todas as informações para o monitor fixado no interior da cabine. Com isso é possível ter um monitoramento preciso das condições dos pneus, fazer a calibragem diretamente no sensor e ter a garantia de maior durabilidade desses itens.

O Inclinômetro é um dispositivo de segurança utilizado para monitorar o processo de descarga em caminhões basculantes e outros equipamentos. Caso o basculante esteja inclinado, o sistema alerta e bloqueia a subida da caixa de carga. Bloqueando o basculamento inseguro, o dispositivo traz segurança ao operador e às pessoas próximas, previne desgastes na estrutura e no cilindro e evita altos custos envolvendo um tombamento. Além disso, possui diversos alertas e registra com data e hora de todas as etapas do processo de basculamento.

O sistema de Monitoramento de Freio é a solução indicada para aquisição, arquivamento e visualização dos dados de sensores de pressão que irão monitorar as linhas de freios de serviço e secundário do caminhão fora de estrada

A Iluminação de Acesso tem como função principal identificar o operador e iluminar escadas e vias de acesso até a cabine, visando sua segurança. Consiste em iluminação de LED com sensores de presença, projetada para operar em ambientes hostis e resistir à lavagem e à pulverização da água, além de produtos químicos, incluindo refrigerantes e detergentes. Essa é uma excelente opção para equipamentos de mineração, centros de usinagem e processamento de alimentos.

No GHT você encontra todos esses produtos e ainda conta com o know how da área de Sistemas. Ela é a responsável pelos projetos e instalação de tecnologia embarcada nos clientes. “Nosso trabalho é baseado em 3 importantes pilares: segurança, ganho de performance e redução de custos. Identificamos o melhor local de instalação, acabamento, sinalização e fazemos a personalização dos sistemas de acordo com a necessidade de cada cliente. Esse é o grande diferencial da tecnologia embarcada oferecida pelo GHT”, explica Panza.

Categories:
Scroll Up
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish