Tipos de Rolamentos e suas Aplicações

Os rolamentos são componentes que permitem o movimento rotativo entre dois ou mais elementos e servem para reduzir o atrito entre as partes móveis das máquinas.

Eles suportam cargas axiais ou radiais, reduzindo o esforço de movimento de um componente. Sua aplicação é muito ampla, pois é um dos elementos mais utilizados na fabricação de produtos, máquinas e ferramentas.
Para cada tipo de aplicação, ambiente ou necessidade de forças, há um modelo de rolamento mais adequado, que veremos mais detalhadamente agora.

Os autocompensadores de rolo são aplicáveis a equipamentos vibratórios e, por isso, estão sujeitos a condições operacionais muito severas. A ação de vibração dos equipamentos expõe os rolamentos a cargas muito pesadas, incluindo cargas de impacto. Além disso, para essa aplicação, neles são operados com maior velocidade.

Para as aplicações ferroviárias, existem diversos tipos de rolamentos que podem ser utilizados. São eles: rolamentos de dupla carreira de rolos, rolamentos de esferas, rolamentos de rolos esféricos, rolamentos cilíndricos, rolamentos de dupla carreira de rolo, rolamentos cônicos de carreira simples. Eles são utilizados em caixa eixo, transmissão e motor de tração.

Em equipamentos de mineração, as severas condições operacionais e ambientais exigem rolamentos extremamente robustos. Eles normalmente são utilizados para escavadeiras de roda de caçamba, draglines, correias, transportadoras, caminhões, carregadeiras, entre outros equipamentos da indústria de mineração. Por isso, muitos tipos de rolamentos são aplicáveis a esse segmento tais como: rolamentos de rolos, rolamentos rígidos de esferas, rolamentos autocompensadores de rolos e rolamentos de rolos cônicos.

Na indústria metalúrgica, os rolamentos exigem alta precisão, grande carga móvel nominal e alta velocidade de rotação máxima. Devem também ser muito resistentes à fadiga e ao impacto. Nesse caso, os mais utilizados são os rolamentos bipartidos, rolos de unidade, rolamentos de rolo de apoio, rolamentos de uma, duas, três ou quatro carreiras de rolos cilíndricos, rolamentos de rolos cilíndricos totalmente carregados e rolamentos autocompensadores de rolos.

Na agricultura, as máquinas e implementos estão sujeitos a severa tensão, pois trabalham com poeira, umidade, abrasão e altas cargas. Por isso, os rolamentos para essa aplicação devem ser adaptados a essas condições para aumentar a vida útil dos sistemas.

Falamos aqui das aplicações mais exigentes, mas existem ainda outros tipos de rolamentos como, por exemplo, rolamentos automotivos, rolamentos tensionadores, entre outros.

O GHT é revendedor autorizado da marca alemã KFB Clarfeld Germany, que fabrica todos os tipos de rolamentos mencionados aqui. A KFB Clarfeld Germany segue os padrões da norma ISO 9001:2015 para garantir a qualidade seus produtos e a melhor performance de seus equipamentos.

Fale com os consultores do GHT para saber mais sobre a KFB Clarfeld e seus produtos e peça seu orçamento!

Categories:
Scroll Up
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish