Consumo de Óleo em Motores Diesel

Qual é o consumo aceitável de óleo de um motor diesel pesado de aplicação fora de estrada?

Não há uma resposta simples para esta pergunta.

Muitos fatores podem contribuir para o consumo excessivo de óleo, por isso, diagnosticar corretamente se existe um problema e o que o está causando pode trazer ganhos financeiros e de produtividade, evitando paradas no motor.

O consumo de óleo pelos motores, em alguma quantidade, pode ser considerado normal, principalmente, quando o motor vai “envelhecendo” e se desgastando. Porém, em motores de baixa quilometragem ou com poucas horas de operação, o alto consumo de óleo deve ser um ponto de muita atenção.

Manter um motor com um consumo de óleo elevado ou não controlado pode resultar em diminuição de sua vida útil e em falhas inesperadas.

As perdas externas de óleo são as mais fáceis de identificar e não devem ser subestimadas.

Pequenas perdas externas e recorrentes, ao serem somadas ao longo do tempo, devem ser motivos de preocupação com a segurança.

As perdas internas de óleo são mais difíceis de identificar e mais caras para reparar. Elas podem ser decorrentes da entrada de óleo na câmara de combustão a partir de anéis instalados de forma incorreta, vazamentos de vedação do turbo e de componentes de trem de válvulas desgastados, por exemplo.

Muitas vezes, os problemas encontrados são de fácil solução pois são provenientes de coisas como: compressor de ar avariado, especificação incorreta do óleo (tipo/viscosidade), enchimento excessivo do cárter, entre outros.

Antes de um motor ser desmontado, deve-se fazer um estudo para rastrear a quantidade real de óleo utilizada e determinar seu consumo está realmente excessivamente elevado, tornando-se motivo de preocupação. Para isso, existem diferentes métodos de cálculos.

Alguns cálculos envolvem fatores de carga e o consumo específico de óleo pela potência de frenagem do motor/hora, ou quantidade de óleo por potência de frenagem/hora (g/bkW-h).

Combinando a informação do fabricante, encontramos a orientação mais simples, mostrada na tabela a seguir (para motores Caterpillar ® selecionados).

Há algumas condições de uso onde os motores que se enquadram nesta gama questionável, que ainda podem estar dentro de limites aceitáveis.

As condições de funcionamento podem também desempenhar papéis importantes quanto ao consumo de óleo, devendo ser consideradas, tais como: fatores de carga, densidade do óleo e aditivos, práticas de funcionamento, temperaturas de funcionamento, programas e práticas de manutenção, aplicações dos equipamentos.

Em algumas aplicações e ambientes, as exigências colocadas ao motor podem contribuir para o consumo adicional de óleo e, portanto, os reparos feitos no motor, podem não ter os resultados esperados. Esse é um outro ponto a ser observado.

Em síntese, dedicar tempo a investigar e compreender o problema é a melhor forma de poupar tempo e dinheiro.

 

Artigo técnico disponibilizado, com exclusividade, pela IPD, para o GHT, revendedor exclusivo da marca no Brasil.

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