Girador rotativo de válvula (Rotocoil)

“Negligenciado”, “não apreciado”, “ignorado” e “esquecido” pode resumir a vida útil de uma bobina rotativa de válvula. Estas peças, pouco notadas no grupo de válvulas de um motor industrial, são componentes importantes para obter a vida útil total de um motor. Além disso, se estas peças deixarem de funcionar, podem causar estragos no seu motor.

A autonomia de um rotocoil

Considerando o trabalho que faz, parece ser um componente simples. Os “designs” internos variam, mas a maioria consiste numa tampa, corpo, arruela de pressão e uma mola. A tensão da mola da válvula empurra para cima no corpo do girador rotativo. Os fixadores da válvula mantêm o rotocoil em posição na válvula. A força descendente do braço do balancim provoca o colapso da mola interna quando a válvula se abre. Durante a operação, o trem de válvula comprime e liberta a mola interna, permitindo que o rotocoil gire a válvula e reinicie.

A rotação das válvulas resulta em:

  • Distribuição uniforme de calor
  • Desgaste uniforme das válvulas e assentos (inserções)
  • Limpa depósitos entre a válvula e o assento (inserção)
  • Ajuda a evitar o sobreaquecimento da válvula

Quando as válvulas param de girar, isso pode resultar em:

  • Resíduos depositados entre a válvula e o assento (inserção)
  • Sobreaquecimento, enfraquecimento e falha da válvula
  • Pontos quentes nas válvulas que tocam a face da válvula
  • Perda de compressão
  • Desgastes acelerados da válvula e guia
  • Válvulas presas nas guias
  • Válvulas partidas

Como testar o girador rotativo da válvula (rotocoil)

Infelizmente, sem equipamentos de teste especializados ou observando-os num motor em funcionamento, não há um método certeiro para testar o girador rotativo/rotocoil. A maioria dos fabricantes OE não recomenda a reutilização dessas peças e não publica especificações ou métodos para testá-las. A menos que esteja danificado, ou a mola tenha partido permitindo o colapso do rotocoil, normalmente não há aparências externas para indicar se um rotocoil está bom ou não. Nestas fotos abaixo, um grupo é novo, e o outro grupo é de giradores rotativos usados com uma quantidade de horas em operação desconhecida. Observe que para além de algumas manchas ou cortes devido ao manuseio, as peças parecem muito semelhantes.

No entanto, internamente não. As partes internas do rotocoil novo são as esperadas: as superfícies são lisas, a mola é reta e as bobinas são uniformes.

**Artigo técnico fornecido com exclusividade ao GHT pela IPD Parts, parceira para peças e componentes de motores Caterpillar.

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