O sistema de arrefecimento e as válvulas termostáticas

Composto por radiador, mangueiras, ventoinha, bomba d’água, vaso de expansão, válvula termostática, termômetro e líquido refrigerante, o sistema de arrefecimento é responsável por manter o motor dos diversos tipos numa temperatura ideal de trabalho.

A temperatura ideal de trabalho de um motor é aquela que garante o resfriamento suficiente, mas não excessivo de seus componentes internos e, para isso, a válvula termostática (ou termostato) tem um papel muito importante.

Ela regula o fluxo do líquido arrefecedor entre o motor e o radiador, liberando o fluido apenas quando o motor atinge a temperatura próxima à ideal de trabalho. É acionada pela própria temperatura do líquido: quando o veículo está frio, ela fica fechada, fazendo com que a mistura água mais aditivo fique circulando internamente no motor, sem refrigeração. Isso faz com que a temperatura do motor aumente mais rápido até chegar à ideal para o trabalho. Próximo a essa temperatura, essa válvula é aberta e permite que o líquido arrefecedor vá para o radiador e comece sua a refrigeração, mantendo a temperatura do motor.

Um outro tipo de termostato é o que regula o líquido que circula da cabeça do cilindro para o radiador. Ele normalmente se localiza na própria cabeça do cilindro ou em uma caixa termostática e é chamado de termostato quente. Em circuitos de termostato quente, a temperatura do bloco do motor e do conjunto do cabeçote do motor aumentam rapidamente a partir da partida a frio, pois apenas o volume da água no motor se aquece. Após a abertura do termostato, ocorre um resfriamento geral do sistema que pode ser percebido no desempenho do aquecimento.

Em qualquer um dos casos, a válvula termostática é uma peça para a qual deve-se estar sempre atento em termos de manutenção e deve ser trocada caso não esteja funcionando adequadamente para que não seja comprometido o sistema de arrefecimento do motor.

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