Redução de Custos de Manutenção para Caminhões Rodoviários

Com uma ampla linha de produtos e parceria com os melhores fornecedores do mercado, o GHT tem soluções em peças para caminhões Mercedes e Scania que proporcionam agilidade e redução de custos

A frota rodoviária de carga no Brasil é um dos elementos mais importantes na distribuição de produtos nacionais e internacionais dentro do país e 75 % das mercadorias tem seu escoamento feito pela malha rodoviária.

Garantir a boa manutenção dessa frota é uma forma de preservar a continuidade e qualidade na prestação dos serviços, já que veículos em boas condições estão menos sujeitos a panes e interrupções que podem comprometer os prazos das entregas e causar acidentes.

A fim de oferecer as soluções mais completas para os seus clientes, o GHT vem ao longo dos anos desenvolvendo cada vez mais sua linha de peças para caminhões rodoviários. “Muitos de nossos clientes, principalmente das mineradoras que atendemos, apresentavam necessidade de manutenção de sua frota de caminhões rodoviários e, por isso, investimos na busca por parcerias que trouxessem uma maior agilidade e redução e custos para suprir as demandas desses clientes”, explicou Rafael Romano, gerente de produtos estratégicos da empresa.

O GHT preocupa-se com a disponibilidade dos produtos e, por isso, concentra seus esforços na gestão de suprimentos e logística, que através do estudo das principais demandas, disponibiliza um amplo estoque, aliado à qualidade e à garantia.

“Hoje podemos oferecer à pronta entrega uma grande variedade de produtos de marcas originais dos fabricantes como freios, suspensões, rodas, pneus, materiais elétricos e filtros, com uma redução de custos significativa, que vai de 30% a 70% dependendo da peça. Considerando que os maiores custos de um caminhão rodoviário são combustíveis (68%), manutenção (12%), pneus (8%), Arla 32 (4%), óleo e lavagem (1% cada), nossos clientes conseguem diminuir drasticamente esses custos, mantendo a segurança na operação”, afirma Romano.

Também com foco em redução de custos, o GHT recomenda que as empresas façam sempre manutenção preventiva em suas frotas. Sendo uma intervenção técnica planejada, prevista e executada antes da ocorrência de falhas, a manutenção preventiva é responsável por fazer um diagnóstico preciso das condições do veículo e determinar providências que impeçam prejuízos e acidentes no futuro. Agir preventivamente é uma ação muito mais barata do que reparos emergenciais e corretivos, portanto, é fundamental que a empresa tenha um cronograma de checagem de sua frota, inspecionando rotineiramente itens importantes como pneus, suspensão, freios, fluidos, motor, escapamento, sistema elétrico e baterias.

As manutenções corretivas, ou seja, aquelas feitas em razão de quebra ou desgaste excessivo das peças, são muito mais onerosas, pois além da reposição das peças, é comum que o veículo fique parado enquanto é consertado, afetando o desempenho logístico da empresa. Por isso, elas devem ser uma exceção, limitadas a casos isolados.

Categories:
Scroll Up