Os desafios em iluminação nos canteiros de obras

Um ambiente de trabalho bom é aquele que traz conforto, harmonia e segurança para seus funcionários.

Em um canteiro de obras, por exemplo, é de grande importância se ter um local com uma boa e correta iluminação. “Um canteiro com a iluminação correta traz mais segurança para o patrimônio e os operadores. Seja por faróis ou torres de iluminação, esse investimento é necessário para diminuir o número de acidentes, e aumentar a produtividade prolongando as atividades do período diurno”, segundo o gestor da área de sistemas do Grupo Hidrau Torque, Plínio Panza.

Mas, antes de se pensar em iluminar o canteiro de obras, ou outras áreas, tem que se ter em mente e responder as seguintes questões referentes a este desafio:

  • Qual é o tamanho do local que desejo iluminar?
  • Os equipamentos que estou comprando conseguem cobrir a área selecionada?
  • A voltagem dos equipamentos confere com a que utilizo como padrão? Se não, tenho como adaptar a energia de forma segura?
  • O local de aplicação na máquina esta sendo escolhido de forma planejada?
GHT - Lights

A iluminação é fundamental no canteiro de obras.

Uma iluminação inadequada, tanto no canteiro, como nas máquinas interfere diretamente na produtividade, o que afeta e a funcionalidade do equipamento e a saúde do operador.

A tecnologia utilizada, classificação IP (escala de impermeabilidade), selo EMC e local de instalação são fatores que se escolhidos erroneamente, trazem prejuízos como troca constante de por queima de faróis, e interferência em outros componentes.”, afirma Panza.

Quando se trata de iluminação, temperatura da luz, a escala usada é a Kelvin, em que sua base de cores varia de vermelho ao azul. Ao contrário da temperatura térmica, a temperatura de luz é utilizada para se entender qual o tom de luz e qual sua melhor aplicação para cada situação.

A visão humana está adaptada com a temperatura de luz 5300K, uma luz de tom branco azulada, com isso temperaturas de luz abaixo disso podem deixar a visão cansada e causar sonolência. Confira abaixo tipos diferentes de lâmpada e suas temperaturas de luz:

LED
Temperatura: 6000K, Luz branca azulada, tom mais próximo ao da luz do dia.
Vida útil: 50.000 horas.
Não emite raio ultravioleta ou infravermelho.

HID
Temperatura: 4000K, Luz branca neutra.
Vida útil: 2.000 horas.
Custo alto e manutenção cara.

Halógeno
Temperatura: 3000K, Luz branca amarelada.
Vida útil: 1.200 horas.
Custo baixo, porém queimam com maior facilidade o que acarreta em equipamentos parados, mão de obra dedicada ao serviço de troca e riscos de acidente.

Além dos tipos de lâmpadas, diferentes padrões de lentes também influenciam na segurança e conforto no canteiro de obras, pois, segundo Panza, “Um farol sem nenhum filtro apresenta a luz de forma direta, sem nenhum foco. Isso se torna um problema quando ele é aplicado, por exemplo, na traseira de um equipamento. Este feixe de luz pode ofuscar a visão do operador que conduz um equipamento atrás.”.

Para situações como esta, são fabricadas lentes especificas, como:

High Beam (farol alto)
Padrão de luz com feixe de longo alcance e bastante estreito, com foco sempre à direita. Apropriado para deslocamento do equipamento.

Low Beam (farol baixo)
Padrão de luz com feixe de curto alcance e mais amplo, também com foco sempre a direita. Apropriado para deslocamento do veículo.

Flood (auxiliar)
Padrão de luz que proporciona intensa difusão da luz para trabalhos próximos ao equipamento. Apropriado para auxiliar na operação quando a demanda é para focos específicos.

Wide Flood (auxiliar)
Padrão de luz com a mesma finalidade do Flood, porém com uma difusão ainda maior. Apropriado para iluminação mais ampla na área de operação.

Outro ponto que deve ser verificado ao se pesquisar faróis para máquinas ou estruturas e a questão da interferência eletromagnética. Ao se aplicar faróis de baixa qualidade, as chances de interferência em rádios, sensores, entre outros, é muita alta, o que é prejudicial à produtividade nas atividades que estão sendo realizadas.

Para impedir tais interferências que podem acontecer, o ideal é verificar se os faróis tem os selos de certificação EMC 2004/108, ISO 14982 e ISO 13766, que garantem a compatibilidade eletromagnética com qualquer outro dispositivo.

GHT Lights

GHT Lights, a melhor solução em iluminação

Entre todos esses desafios enfrentados na hora de escolher o sistema de iluminação ideal para seu segmento e, ou, equipamentos, conte com a equipe de atendimento e os produtos GHT Lights, faróis de alta tecnologia e desempenho.

Os faróis GHT Lights trazem maior segurança e visibilidade para seu equipamento, maximizam o alcance sem prejudicar a visão humana. Conte com o sistema de iluminação ideal para você.

Clique aqui e confira mais informações sobre os faróis GHT Lights.

Categories:
Scroll Up
Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanish